Início de ano as administrações municipais começam com novos projetos e perspectivas, todo planejamento do ano é iniciado e executado, essa é uma época muito importante e crucial nas gestões políticas, principalmente em anos eleitorais como 2020.
A Prefeitura de Santo Amaro da Purificação, está se mobilizando e a Secretaria de Saúde do município já está executando as ações planejadas, porém também enfrenta problemas, como a situação da regulação, que tem sido um empecilho para a maioria das prefeituras baianas.
O Secretário de Saúde, Holmes Filho, informou que a gestão está investindo em novos equipamentos para auxiliar na prestação de serviços ao público, principalmente tentando melhorar a agilidade do auxílio.
“Nós começamos o ano com a aquisição de quatro carros, um para a atenção básica, que irá ficar circulando nas unidades, outro carro para gente disponibilizar para a vigilância epidemiológica e os outros dois a gente vai agregar para a regulação”, disse.
Os municípios baianos vêm enfrentando grandes dificuldades na área da saúde, por conta do sistema estadual de regulação, em Santo Amaro a dificuldade também é uma realidade.
“A questão da regulação é algo que acontece em todo o estado , tem um sistema que é alimentado e diariamente nós atualizamos e passamos o relatório, para a central de regulação que fica em Salvador, nossa parte estamos fazendo, mas a questão é a fila, são muitas pessoas aguardando e nós sabemos que não tem leito pra todo mundo”, comentou Holmes.
Porém para suprir essas necessidades a gestão municipal está investindo na saúde básica, para focar em tratamentos preventivos e primeiros socorros.
“Ainda agora em Janeiro vamos inaugurar o posto da Caixa D’água, que é um local que está com a estrutura física muito boa, que vai somar muito par aquela comunidade. Estamos também com a previsão de inaugurar o posto do Derba ali na entrada na cidade, estamos com planos também de reabrir a academia da saúde, que fica ali no Sacramento e o Pax que hoje está na policlínica a gente vai tirar de lá e colocar onde era a antiga vigilância sanitária em frente ao supermercado Pereira”, informou o Secretário.
Outra reclamação recorrente da população santamarense é sobre a UTI Móvel, que de acordo com o Secretário, não está a serviço da população porque é apenas uma ambulância comum, não possui todos os equipamentos necessários para prestar o serviço de UTI.
“A UTI móvel, está com o envelope dizendo que é uma UTI, mas quando eu cheguei aqui na secretaria não existia uma UTI móvel, inclusive a gente já vai descaracterizar, porque isso confunde a população. Aí chega de um paciente precisando ser transferido e a regulação do estado tem a própria UTI para buscar o paciente. Esse carro chamado de UTI móvel é apenas uma ambulância comum”, pontuou.
Informações: Giliard José