Coordenador de Polícia de Santo Amaro faz balanço da violência em sua região de atuação

Santo Amaro

Rafael Almeida Oliveira, coordenador Regional de Polícia Civil com sede em Santo Amaro, fez um balanço das ações da Polícia Civil. Segundo o delegado, a instituição na cidade passou por um período complicado que é o de pandemia onde houve o aumento da violência, principalmente no que diz respeito ao tráfico de drogas. “Isso gera homicídios entre os próprios integrantes que estão disputando os pontos de tráfico. Tivemos um destaque negativo no primeiro semestre para a cidade de Terra Nova, mas agimos em conjunto com a Polícia Militar e conseguimos prender muitos integrantes e diminuir o número de homicídios naquela cidade especificamente”, afirmou.

Ainda segundo Rafael, Santo Amaro vem mantendo um índice de homicídios a cada ano, mas não houve um aumento significativo. Ele espera que neste segundo semestre os números sejam mais favoráveis. “Amélia Rodrigues também teve um desempenho muito bom com a atuação do delegado Idelfonso Monteiro junto com a Polícia Militar que mantém índices favoráveis na cidade que há dois anos vinha descontando negativamente”, explicou.

Sobre Conceição da Feira, o coordenador Rafael disse que a cidade teve um final de ano em 2020 e no início de 2021 negativo também na questão de homicídios ligados a tráfico de drogas. “Já no segundo semestre houve um aumento considerável nos homicídios e a delegada Karina Alves desenvolveu uma grande investigação que desencadeou em uma operação chamada Putuma que aconteceu início do mês de setembro e culminou com a prisão de vários indivíduos e isso gerou a fuga de quase toda a facção, todos com mandado de prisão. Como Terra Nova, temos uma previsão positiva para Conceição da Feira depois de atravessar momentos complicados”, disse. A Operação Putuma foi da Polícia Civil, mas contou com o apoio da Polícia Militar e já houve duas fases da mesma com previsão de mais com o apoio do Poder Judiciário.

O coordenador também falou sobre as cidades de Conceição de Jacuípe e Teodoro Sampaio. Em relação a essas duas cidades, o coordenador afirmou que Teodoro Sampaio sempre teve um número de homicídios. “No primeiro semestre de 2021 não houve homicídios na cidade. Já Conceição do Jacuípe é uma das mais complicadas da nossa Coordenadoria por ser ali um cruzamento entre a BR-324 e a BR-101 e ser muito próxima a Feira de Santana e tem uma dinamiza própria. É uma cidade que vem mantendo um índice regular e esse último semestre não foi tão negativo”, contou.

DEAM em Santo Amaro

O delegado Rafael Almeida falou ainda sobre a instalação da SEAM em Santo Amaro. Ele disse que esse é um projeto da Polícia Civil com apoio do Governo do Estado visando coibir a violência doméstica. “As DEAMs são implantadas em cidades com números maiores de moradores. O Núcleo ainda não foi inaugurado e tem todo nosso apoio. Realmente a demanda é grande. Embora não inaugurado já está ativo. Participamos de uma operação nacional contra a violência doméstica e aqui em Santo Amaro conseguimos fazer nesse dia uma operação em flagrante de um individuo que havia machucado sua ex-esposa e prendemos o indivíduo de homem que cegou sua companheira menor de idade. Prendemos esse indivíduo em Salvador e aqui na cidade prendemos o pai dele porque ele fugiu para Salvador e ela ficou em cárcere pelo pai daquele aqui durante três a quatro dias e por isso perdeu sua visão”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *