A maior feira da agricultura familiar do país, a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, chega à 11ª edição e já tem data marcada para ser realizado. O evento vai ser, pela primeira vez de modo virtual, no período de 5 a 13 de dezembro de 2020.
O edital para participar da Feira segue com as inscrições abertas até o dia 13 de outubro, no site da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), onde é possível encontrar todas as informações sobre o evento.
A Feira é uma realização da SDR e da Unicafes (União das Cooperativas da Agricultura Familiar), sendo organizada por meio da Suaf (Superintendência de Agricultura Familiar) e da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional). Faz parte da estratégia do Governo do Estado promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Podem participar redes de comercialização, cooperativas ou associações que representam o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, pertencentes à agricultura familiar, reforma agrária, crédito fundiário, povos e comunidades tradicionais e economia solidária presentes nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Para isso, é preciso ficar atento às etapas e aos prazos. O primeiro passo para garantir que os produtos sejam comercializados no website da Feira Baiana é procurar o Colegiado Territorial, que vai se reunir com associações e cooperativas para decidir quais os produtos e qual a entidade que irá representar o território. É a entidade que cadastrar os produtos escolhidos da região.
A versão virtual da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária vai reunir maior número de produtos dos diferentes sistemas produtivos. Os internautas contarão com uma Vila do Artesanato e Praça Virtual de Povos e Comunidades Tradicionais, com produtos para comercialização, além de uma inovação, o Espaço de Trilhas e Rotas Produtivas Virtuais, que apresentará a riqueza e diversidade do rural baiano.
Fonte: Ascom/SDR