INSS: Prova de vida vai ser obrigatória em junho

Notícias

A partir desta terça-feira, 1º/6, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ter que fazer a prova de vida para não ter o benefício cortado. Em todo Brasil, segundo o instituto, 11 milhões de pessoas seguem pendentes de comprovação.

É possível fazer a comprovação pelo caixa eletrônico, pelo aplicativo MeuGov.br, na sede do INSS mais próxima, ou na agência por onde o pagamento é efetuado.

Aposentados e pensionistas que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 estão na lista do instituto. Eles serão os primeiros a ter o benefício bloqueado se não regularizarem o cadastro.

Os segurados que foram chamados para fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria) e não compareceram também terão o pagamento suspenso.

Prova de vida digital

A prova de vida digital não está disponível para todos os segurados, somente para aqueles escolhidos pelo próprio instituto. Logo, os segurados aptos a realizar o procedimento on-line serão informados via SMS no celular, ou ainda por e-mail, ou aplicativo Meu INSS.

O INSS alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41 – qualquer outra mensagem referentente a prova de vida de outro número deve ser desconsiderada. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar para o número 135 (telefone oficial do INSS). A prova de vida é realizada apenas no banco onde é pago o benefício ao segurado.

O segurado que tiver dificuldade de locomoção pode ligar para a Central Telefônica 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. Também é possível cadastrar uma pessoa como procuradora para realizar o exame – isso é possível somente para aqueles com dificuldade de locomoção.

Para cadastrar um procurador será necessário enviar o requerimento no app do Meu INSS e acessar a opção “Agendamentos/Requerimentos”. Ao abrir a opção, deve-se clicar em “Novo Requerimento” e digitar no campo de pesquisa a palavra “procuração”. E por fim, enviar os documentos solicitados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a central 135 do INSS para informações.

Passo a passo:

– Ao abrir o aplicativo Meu INSS, o beneficiário selecionado para fazer a prova de vida digital verá a notificação “Chegou a hora de fazer sua prova de vida! Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa“;

– O app então irá redirecionar o segurado para o aplicativo Meu Gov Br;

– No app Meu Gov Br, clique em autorizações e clique para Autorizar a que estiver pendente;

– Clique em Realizar Validação para aceitar a autorização;

– Clique na opção Permitir para que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu celular;

– Preencha o dado solicitado para confirmar sua identidade e clique em Prosseguir;

– O app vai pedir que você posicione o celular de forma a centralizar o seu rosto no círculo que surgiu na tela. Siga as instruções até que o círculo fique verde;

– Após terminar todos os movimentos solicitados pelo app a sua prova de vida digital estará concluída e a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso!” será exibida.

– Uma notificação será enviada no Meu Gov Br quando o INSS concluir o seu processo de prova de vida.

– Os segurados que precisam realizar a prova de vida presencial devem comparecer a alguma agência do banco que paga o seu benefício, portando um documento original com foto para realizar o exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *