Zona turística de Santo Amaro ganha atenção especial e novas propostas para fortalecer o setor são apresentadas ao governo do estado
Requalificar as mais de 40 cachoeiras, sobretudo a da Vitória e do Urubu; fomentar o empreendedorismo e a inovação dos serviços turísticos e formatar parceria para valorizar o turismo em Santo Amaro.
Esses foram alguns dos 17 pontos presentes na pauta do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Moysés Neto, que esteve representando a Prefeitura numa reunião com o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Fausto Franco na última sexta (26/02).
Os dois, acompanhados virtualmente pela turismóloga Lilian Nassif e por Aidê Suzart, assessora técnica da Secretaria de Turismo do Estado, também dialogaram sobre a elaboração de novos roteiros turísticos no município, passando pela rota do turismo étnico e de experiência já que a cidade tem 3 comunidades quilombolas e mais de 70% da população é negra ou parda.
Nesse giro turístico também terá ênfase os terreiros de candomblé (o município tem mais de 60), o samba de roda e o Bembé do Mercado. Este por congregar diversas expressões culturais tradicionais da região e como importante documento histórico da trajetória do povo negro da nossa terra.
Por fim, os secretários também dialogaram sobre gastronomia e o profícuo celeiro musical que há em Santo Amaro e que precisa ser ainda mais valorizado como o samba enredo, as bandas marciais e as filarmônicas.
A partir dessas ações, começa a nascer um olhar mais atencioso tanto para o setor turístico quanto para o cultural começa a nascer em nosso município e para consolidar estas e tantas outras ações, os secretários deram as mãos e vão atuar juntos a fim de que o setor seja revitalizado na cidade.