O melhor remédio para qualquer enfermidade é a prevenção. Pensando nisso a Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB – vem realizando na cidade de Santo Amaro um trabalho intensivo de combate a Raiva em animais herbívoros como caprinos (Cabras), Ovinos (bois e vacas) e equinos (cavalos).
Especialista na área de zoonoses e representante da ADAB, o Dr. Evandro Moraes, em entrevista concedida ao programa Rádio Total da Rádio Santo Amaro FM, explicou os métodos de combater a raiva e como ela é transmitida.
Inicialmente o médico veterinário deixa claro que a raiva não tem cura, caso um animal ou pessoa seja acometido pela raiva, as chances de recuperação são nulas. Podendo esse bicho chegar a óbito em até 10 dias.
O médico explicou também que não existe tratamento para a raiva, o melhor método de prevenir a doença é aplicando as vacinas corretamente nos animais. Dr. Evandro orienta que sejam aplicadas uma vacina no início da vida do animal, outra 30 dias após a primeira aplicação, e continuar com a injeção anualmente.
A doença é transmitida pelo morcego vampiro. Uma espécie de mamífero que vive nas florestas e cavernas e que se alimentam especialmente de sangue. Para evitar uma grande proliferação desses bichos, a ADAB tem uma licença do IBAMA para regular a procriação desses morcegos hematófagos.
Os sinais de um bicho acometido pela raiva são sempre os mesmos e de fácil percepção. Caso ele apresente uma sematologia nervosa, andar cambaleante, mancando e com dificuldade para se locomover é bom comunicar a ADAB que realizará um atendimento ao animal. O atendimento da ADAB é gratuito.
Telefone ADAB – 3241-4139 ou se preferir pode ir até o escritório do equipamento localizado na frente do cemitério municipal.
Boca de Forno