O ranking das empresas que mais apareceram nos registros de denúncias durante o ano de 2018 foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (15) pela Diretoria de Ações de Proteção à Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A ação ocorreu em evento realizado no auditório da Codesal, em celebração ao dia do consumidor, com a presença da titular do órgão, Roberta Caires. A lista forma o primeiro cadastro de empresas denunciadas por consumidores em Salvador.
A relação, que será sempre atualizada, é formada por 44 instituições, na sua maioria bancos e financeiras. As três primeiras posições da lista são compostas, respectivamente, pelas empresas Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento, Hipercard Banco Múltiplo S.A e o Banco Agiplan. Empresas que prestam serviços de alimentação, saúde e privados também fazem parte da tabela, a exemplo das Lojas Americanas, Casas Bahia e a Vivo.
“O papel da Codecon é informar, proteger e defender os direitos dos consumidores. A partir do momento que apresentamos essa lista, os consumidores conhecem melhor as empresas antes da contratação dos seus serviços e ficam mais alertas e atentos, tendo a possibilidade de serem menos vulneráveis, evitando passar por situações de abuso na relação de consumo”, declara Roberta Caires.
As empresas que compõem a lista foram autuadas e sofreram processo administrativo no ano de 2018. As reclamações mais frequentes estão relacionadas a abusos na cobrança de multas e juros, além da falta de flexibilidade nos prazos durante a renegociação das dívidas.
“É preciso que o cidadão esteja atento às cláusulas contratuais que precisam estar claras e compreensíveis. Caso não se tenha muito conhecimento sobre o assunto é recomendável que se procure alguém que possa auxiliar, como um contador ou um advogado. Também é de grande importância a existência de canais de atendimento que garantam voz ao cliente, para que haja uma boa comunicação entre as partes”, afirma Caires.
Somente no ano de 2018 o órgão realizou um total de 10.534 atendimentos. Para a diretora, isso mostra que o consumidor baiano tem se preocupado cada vez mais com seus direitos. “Tivemos um crescimento de 100% no atendimento no ano passado comparado a 2017. Os baianos têm procurado cada vez mais os seus direitos e isso também é fruto do trabalho de informação e educação que tem sido desenvolvido pela Codecon junto ao consumidor”, conclui.
O ranking com todas as instituições:
Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento
Hipercard Banco Múltiplo S.A
Banco Agibank S.A. / Banco Agiplan.
Banco Bradescard S.A
Banco do Brasil S.A
Banco Itaucard S.A / Itaucard Financeira
Caixa Econômica Federel
Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba
Empresa Bahiana de Águas e Saneamento S.A – Embasa
Sorocred Crédito Investimento e Financiamento S.A
ASTEBA – Associação dos Servidores Técnicos Administrativos
Assurant Seguradora S.A
Banco BMG S.A
Banco Bradesco Cartões S.A
Banco Bradesco Financiamentos S.A
Banco CBSS S.A
Banco Gmac S.A
Banco Inter S.A
Banco Losango S.A Banco Múltiplo
Banco Santander (Brasil) S.A
Banco Triângulo S.A
BV Financeira S.A
Cedaspy Salvador Comércio de Livros e Cusos LTDA
Centro Nacional de Auxílio ao Servidor Público – Cenasp
Casas Bahia – Cnova Comércio Eletrônico S.A
DaCasa Financeira S.A
Facta Financeira
Itaú Inibanco S.A
Lojas Americanas S.A
Lojas Leader S.A
LuizaSeg Seguros S.A
Magazine Luiza S.A
Midway S.A Crédito, Financiamento e Investimento
Motorola Mobility Com. De Prod. Eletrônicos Ltda
Pax Cristo Rei
Pax Cristo Rei Adm. Serviços Póstumos
PLL Salvador Service Celulares
Previsul Seguradora
Consórcio Realiza – Realiza Administradora de Consórcios LTDA
Realize Administradora de Cartões
Lar Shopping – RS Móveis e Decoração Eireli Me
Saint Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Brasilit
Sociedade Moveleira Paranaense
Vivo – Telefônica Brasil S.A
OI – Telemar Norte Leste S.A
TAP AIR Portugal – Transportes Aéreos Portugueses S.A
Via Varejo S.A
Fotos: Bruno Concha/Secom