O Bahia divulgou um manifesto com apoio do Vitória outros 27 clubes, se declarando favor da MP 984/2020 de Democratização das Transmissões do Futebol. No texto, o Tricolor ainda pontua os benefícios que a conversão da medida em Lei trará para as equipes e para os torcedores.
De acordo com o texto divulgado, um dos pontos positivos de deixar os direitos de transmissão na mão dos clubes é que os torcedores sempre terão maiores disponibilidades para assistir aos jogos, evitado os “apagões” durante os campeonatos por conta de acordos restritos com emissoras. Sendo assim, o Bahia defende que a medida torna o futebol mais acessível para o público. “Com mais partidas sendo exibidas, teremos um futebol mais democrático, mais acessível e mais barato”, ressalta o manifesto do Bahia.
Com relação aos benefícios para os clubes, o manifesto do Tricolor explica que a MP vai permitir maior empoderamento sobre as negociações e permitir uma união maior entre as equipes. Com isso, o texto também fala que uma maior concorrência para as transmissões amplia o mercado de investidores no futebol.
Por fim, o Bahia ressalta que a legislação anterior já tinha mais de 50 anos e não condizia mais com o nível e extensão que o futebol tem hoje no Brasil e modernizar com um novo potencial de distribuição será um ganho para todos. “A ampliação de investimentos gera aumento de receitas para os clubes, viabilizando a manutenção dos nossos craques por mais tempo no país, além do investimento em estrelas internacionais”, completou o texto, citando os benefícios financeiros que a medida também pode trazer.Além do Tricolor baiano, outras 15 equipes da Série A do Brasileirão, sendo elas Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Inter, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport e Vasco também apoiam o manifesto. Outros 12 clubes do futebol do Nordeste, incluindo o Vitória, também são a favor de transformar a MP, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no mês passado liberando dos direitos de transmissão para os clubes mandantes, em Lei.