Fiscalização é intensificada pela Prefeitura de Santo Amaro na sede e nos distritos durante o final de semana
Agentes da Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar estão nas ruas fiscalizando comércio, toque de recolher, além de atuarem nas barreiras sanitárias em vários pontos do município, como na praia de Itapema e nas Cachoeiras de Santo Amaro.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Sandra Moraes do Carmo, têm pessoas resistentes ao decreto. “O maior problema que estamos tendo hoje são as visitas às cachoeiras da nossa cidade, principalmente a do Urubu. Só conseguimos controlar depois da chegada da Polícia Militar no local”, afirmou.
Ainda segundo ela, está acontecendo muita falta de respeito da população com a fiscalização. “As pessoas não entendem que estamos apenas fazendo o nosso trabalho e que é para o bem de todos. Estamos em combate diariamente contra um vírus que está matando pessoas todos os dias”, enfatizou a coordenadora, pedindo a compreensão e o apoio da população no combate ao coronavírus.
Praia de Itapema
A barreira sanitária instalada na entrada de Itapema conseguiu controlar a entrada de turistas no distrito. “O nosso trabalho em Itapema foi bem tranquilo. Pessoas que queriam entrar no distrito não conseguiram por conta da barreira e do trabalho de fiscalização. Vários carros voltaram para os seus locais de origem”, explicou Sandra.
Fiscalização nos distritos
“A fiscalização foi intensa no final de semana. Além de estarmos em rondas na sede, abrangemos para os distritos de Pedras, Acupe, Itapema e São Braz”, afirmou o assessor especial de Saúde, Danilo Rocha.
Mesmo com a divulgação das restrições de funcionamento do comércio, alguns bares e estabelecimentos comerciais desrespeitaram as determinações. “Em Acupe alguns comerciantes insistiram em manter o comércio aberto, mas depois de algumas conversas com a fiscalização eles fecharam as portas obedecendo o decreto” explicou o assessor.
Se cuide, use máscara, higienize as mãos e evite aglomerações.