A jornalista Mauricia da Matta, que atua como fotojornalista em jogos esportivos, usou as redes sociais na madrugada desta quinta-feira (18) para verbalizar uma triste ocorrência contra ela durante a partida Bahia e Jequié, que aconteceu na noite de ontem, na Arena Fonte Nova.
“Estava trabalhando no jogo da Fonte Nova e sempre fico no escanteio do Dique do Tororó, mas de vez em quando vou para o outro lado. Tem uma torcedora que todo jogo fica me xingando, falando frase pejorativas por eu ter trabalhado no Vitória. Sempre respeitei os torcedores do Vitória e eles nunca falaram nada de mim. Ela fica me chamando de cabelo de boneca, sempre me insultando. Não é de torcida organizada, porque eles sempre me respeitaram”, começou ela.
Ela complementa afirmando que além desta torcedora, um homem também começou a proferir palavras contra a profissional. “Tinha um cara que estava perto dela, não sei se estava com ela, mas ele começou a me ofender e fazer gestos obscenos, me chamar de puta. Quando parei de filmar, ele proferiu ofensas racistas. Então, procurei o capitão da PM”, relatou.
Os indivíduos foram identificados pela polícia e conduzidos pelo Batalhão Especial de Policiamento em Eventos (BEPE) à delegacia. A FBF e o Esporte Clube Bahia divulgaram uma nota repudiando o ocorrido.
Íntegra da nota da FBF:
“FBF repudia atos racistas contra fotógrafa da entidade na Arena Fonte Nova
A Federação Bahiana de Futebol vem a público lamentar e repudiar veementemente os atos de racismo sofridos pela fotógrafa Maurícia da Matta, que presta serviço à entidade, nesta quarta-feira (17). A profissional foi vítima de insultos racistas proferidos por torcedores durante a partida entre bahia e Jequié, pela 1ª rodada do Baianão 2024, na Arena Fonte Nova.
A FBF se solidariza com a profissional e agradece ao Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), da Polícia Militar da Bahia, que identificou e imediatamente deteve os autores.
A intolerância, o racismo e a discriminação não fazem parte do esporte e devem ser extintos da sociedade.”
Íntegra da nota do Bahia:
“O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar episódio lamentável contra a fotógrafa Maurícia da Matta, da Federação Bahiana de Futebol, durante o jogo desta noite na Fonte Nova.
Ela, que também já prestou serviço ao Esquadrão, foi alvo de injúria racial enquanto exercia a sua profissão na beira do gramado.
Acionada, a Polícia Militar conduziu os dois torcedores acusados à delegacia do estádio e foi realizado boletim da ocorrência.
Toda nossa solidariedade a Maurícia ao tempo em que cobramos resposta à altura da gravidade do assunto e reiteramos compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação.”