Alegação é que a empresa não comprovou recursos suficientes para realizar a pesquisa em Lauro de Freitas
A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de pesquisa registrada sob o n. BA-03022/2024, do instituto Opinião Pesquisas Ltda, em Lauro de Freitas, na região metropolitana. A representação eleitoral foi ajuizada pela Coligação ‘A Mudança é Agora’, integrada pelos partidos União Brasil, Federação PSDB Cidadania, PP, PL, DC, Solidariedade e PMB.
A alegação é que a empresa não comprovou recursos suficientes para a realização do levantamento , além de fazer menção no questionamento da pesquisa de apoio político de figuras públicas que exercem ou exerceram os cargos Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.
A decisão da juíza eleitoral da 180ª Zona Eleitoral, Cristiane Menezes Santos Barreto, de 01 de outubro de 2024 seguiu o entendimento do Ministério Público de 9 de agosto de 2024.
“Em razão da não comprovação de recursos para a realização da pesquisa eleitoral pela empresa representada, Opinião Pesquisas Ltda, bem como pela menção no questionamento da pesquisa de apoio político de figuras públicas que exercem ou exerceram os cargos Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal, pelo provimento da presente representação eleitoral, com a proibição da divulgação da pesquisa eleitoral nº BA-03022/2024”, diz o parecer do MP.