O ministro do Turismo, Gilson Machado, falou neste sábado, 10, sob a avaliação dos impactos econômicos causados pela pandemia à região do Nordeste, que não deverá ter por mais um ano os festejos juninos e carnavalescos. As falas de Machados foram concedidas em entrevista ao portal ‘Muita Informação!’.
“O presidente Bolsonaro está sensível a isso e, principalmente, com o sofrimento do Nordeste que precisa do Carnaval e do São João. É um momento muito difícil. Não tem condições de ter festejos esse ano. E isso vai resultar em um prejuízo de R$ 1 bilhão e meio”, lamentou o ministro.
Gilson esteve em viagem ao estado da Bahia neste mês, juntamente com o baiano e atual ministro da Cidadania, João Roma. De acordo com o titular da pasta do Turismo, o ministério tem trabalhado com três estímulos para uma recuperação no setor. No entanto, a prioridade para o momento segue sendo manter o planejamento de vacinação aos brasileiros.
“Estamos fazendo campanha para tentar estimular o turismo de curta, média e longa distância. Porém em um primeiro momento temos que lutar para vacinar a população”, afirmou.
Por fim, Gilson Machado também disse acreditar que, daqui a algum tempo, a imunização será um critério exigido por muitas nações para autorizar a entrada de turistas.