O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 indica que os municípios de Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé estão em situação de risco por surto de dengue, zika e chikungunya. O estudo, divulgado na última terça-feira (30 ), separa as cidades em níveis de risco, alerta e satisfatório.
De acordo com o levantamento, os três municípios estão em estado de alerta para infestação das doenças. Apenas a cidade de Madre de Deus apresentou índice satisfatório para as doenças. A pesquisa foi realizada entre janeiro e março deste ano.
No total, 104 municípios baianos estão em situação de risco de surto das doenças, de acordo com o Ministério da Saúde. O resultado da pesquisa deste ano representa um aumento em relação ao estudo divulgado em dezembro de 2018.
“O resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o país que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.