Desigualdade existe em todos os países do mundo inclusive em menor, bem menor escala nos países escandinavos que adotam um sistema de governo social/democrata, onde cenas como essas são raras haja vista que de acordo com a ONU e a OMS , são os países com os melhores IDH do planeta chamado terra.
Nos dias atuais , existem países capitalistas, emergentes (o Brasil é um país emergente), comunistas ( uma minoria ..) e ditatoriais África ( como um todo) ao ponto que famílias são donas dos mesmos haja vista os emirados árabes.
Exceto os países escandinavos, a Europa é capitalista e por lá tbm existem cenas como essas principalmente na França.
Os EUA que é considerado o império do mundo, tbm temos cenas como esta… e como temos. Nos países orientais tbm temos principalmente na China que melhorou nos últimos anos..a Índia é a campeã.
Contudo , a América Latina é onde mais presenciamos e o Brasil não foge à regra e muito mais no nordeste.
Focando em nosso país, essas cenas já vem desde a colonização e tem se perpetuado , pois nós brasileiros não sabemos votar e usamos mais a paixão que a razão quando escolhemos nossos gestores e legisladores..pensamos mais em nós que no coletivo. Deixamos que os políticos nos envolvam com suas promessas que nunca são cumpridas, preferimos o carnaval, futebol e samba e esquecemos o principal que é o social..não nos preocupamos com o próximo e sim com nós mesmo.. adoramos quando o Brasil é campeão , adoramos o carnaval, valorizamos os nossos astros e estrelas , pagamos fortuna por um abadá e Iphone mesmo sem termos na maioria das vezes comida e lugar decente para morar e após todo esses êxtase teremos que enfrentar a realidade do desemprego.
Enfim, verdadeiramente somos tbm culpados até por não sabermos o que queremos.
No dia que nós entendermos que o correto é ” vaia Roma” e não vai a Roma, poderemos dar o grito de basta a tudo isso.
Professor Everaldo de Acupe