Uma nova pesquisa de intenção de voto realizada em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia e o 34º do Brasil com cerca de 400 mil eleitores, revela que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, venceria o senador Jacques Wagner (PT) em todos os cenários na disputa pelo palácio de Ondina, em 2022. (
O levantamento divulgado nesta sexta-feira (13), pela Info+ (Informações e Pesquisa de Opinião) contratado pelo site Bahia na Política e o Jornal Folha do Estado, mostra que no cenário espontâneo, ACM Neto é a preferência de 23,27% dos entrevistados. Já Wagner, que já foi governador do Estado por dois mandatos, aparece com 9,86%. João Leão, atual vice-governador da Bahia (0,18%) e João Roma, deputado licenciado e ministro da Infraestrutura (0,44%).
No outro prisma, que é o estimulado, quando o entrevistador cita o nome dos candidatos, a vantagem de ACM Neto se amplia em relação ao seu principal oponente. Neste cenário, o presidente nacional do Democrata aparece com mais do dobro das intenções de voto (54,17%) daquelas apresentadas para Wagner (22,11%). Roma continua em terceiro lugar com 1,33% e Leão em quarto, com 0,71%. Brancos e nulos somam 21,67%.
Avaliando o outro lado da moeda, os pesquisadores também procuraram saber em quem os eleitores pesquisados não votariam de jeito nenhum e aí os números se invertem e Jaques Wagner assume o primeiro lugar em rejeição. 34,64% dos entrevistados afirmaram que não votariam no petista de jeito nenhum. ACM Neto aparece em segundo (12,7%), seguido de João Roma (15,54%) e João Leão, que é o menos rejeitado, com 11,9%. Não souberam opinar 25,22%.
SENADOR
Já no âmbito do congresso nacional, onde se disputa uma única vaga para o cargo de Senador, José Ronaldo (DEM), ex-prefeito da cidade eleito por 4 mandatos, ocupa o primeiro lugar na preferência do eleitorado com expressivos 53,55% das intenções de votos. O segundo lugar é ocupado pelo já senador Otto Alencar (PSD) com 17,50%, seguido pelo atual deputado federal Márcio Marinho (PRB) com 4,35% e João Gualberto (PSDB) que tem apenas 1,07% das intenções de voto. 23,53% dos entrevistados disseram que anulariam ou votariam em branco.
DEPUTADO ESTADUAL
A pesquisa também mensurou a corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. Quem desponta em primeiro lugar na preferência dos feirenses é o ex-deputado Pastor Tom que aparece com 1,16% das intenções de voto, em Feira de Santana. Em segundo, o vereador Jhonatas Monteiro (1,15%), seguido do deputado Carlos Geilson (0,89%); secretário Pablo Roberto (0,80) deputado José de Arimatéia (0,62%); deputados Robinson Almeida e Angelo Almeida, ambos com 0,36%. Ainda, entre os mais citados, com 0,27%, aparecem Lulinha, Marcos Lima, Soldado Prisco e Targino Neto.
11,64% dos entrevistados afirmaram que não votariam em ninguém. Já 77,44% revelaram que ainda não sabem em quem vão votar. Isto quer dizer que 89,08% ainda não escolheram um nome para consagrarem seu voto a deputado estadual.
Realizada entre os dias 05 e 10 de agosto de 2021, a pesquisa ouviu 1.126 eleitores feirenses tanto na zona urbana quanto na rural. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Fonte: site Bahia na Política