A situação epidemiológica da Covid-19 na Bahia e nas cidades que compõem o Consórcio Público Interfederativo de Saúde Baía de Todos os Santos – São Francisco do Conde, foi discutida na noite de quinta (04) em reunião por videoconferência com o governador da Bahia, Rui Costa.
A prefeita Alessandra Gomes e a secretária da Saúde, Jackene Mirne, participaram da reunião juntamente com os outros cinco prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio. Além de Santo Amaro, participam Candeias, Madre de Deus, São Sebastião do Passé, Saubara e São Francisco do Conde. Também esteve presente à reunião a secretária da Saúde em exercício, Dra. Tereza Paim, além de outros membros do governo.
O município de Santo Amaro apresentou a situação atual da pandemia, com o número de casos, o número de casos ativos, o número de óbitos, o número de exames aguardando resultado, o de pacientes hospitalizados, falou sobre a estrutura de atendimento no munícipio e quantas vacinas foram recebidas e aplicadas na 1ª dose. “É importante socializar os dados que mostram a situação dos municípios da região para que possamos nos articular no combate à pandemia”, declarou a prefeita.
Já a secretária da Saúde em exercício, Dra. Tereza Paim, apresentado um diagnóstico situacional desse momento da pandemia para dar transparência à realidade vivida pela região. “Essa onda, esse espalhamento acentuado do vírus, por mais que se abra leito, e a gente tem limite para abrir leitos, não conseguimos dar conta. Pessoas estão ficando à espera de leitos de UTI e de enfermaria também”, relatou a secretária. Até ontem, a ocupação de leitos de UTI adulto no estado é de 84%. A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 72%.
No final da reunião, o governador Rui Costa pediu para que os municípios mantenham as restrições e garantiu que o governo do estado está à disposição para ajudar os municípios no enfrentamento à pandemia.