A prova de vida INSS é uma obrigação anual dos segurados, por isso também é chamada de recadastramento. Portanto, a cada doze meses o beneficiário precisa provar que está vivo, para garantir o recebimento do dinheiro todo mês.
Devem fazer a prova de vida 2020 TODOS os Aposentados e Pensionistas que recebem pelo INSS. Isso, independentemente da idade, do tipo de benefício recebido ou da forma de recebimento ( recebem o pagamento via conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético).
Quem recebe o benefício há menos de 12 meses, ou seja, aqueles que tiveram benefício aprovado recentemente, ainda não precisam fazer o recadastramento.
Esse é um procedimento do INSS, realizado desde 2012, para evitar e reduzir o número de fraudes.
Onde fazer prova de vida?
A prova de vida INSS é realizada no banco pagador. O titular do benefício deve apresentar um documento de identificação com foto. São aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
Um projeto piloto do Governo Federal, pretende ampliar o uso dessa tecnologia. Assim, não seria mais necessário fazer a prova de fé pessoalmente, já que tecnologia asseguraria a autenticidade do beneficiário.
Os segurados que têm mais de 80 anos ou debilitados terão atendimento especial. O procedimento é realizado in loco por um Servidor do INSS. O agendamento é realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Para acessar o serviço é preciso logar na conta. Depois, basta ir até a opção ‘Agendamentos/Requerimentos’, em seguida clicar em ‘Novo Requerimento’.
O usuário deve utilizar a lupa para buscar a opção de prova de vida. No resultado da busca aparecerão as opções:
- Realizar Prova de Vida (situações excepcionais não resolvidas pelo banco);
- Solicitar provar de vida – Dificuldade de Locomoção;
- Solicitar prova de vida – Maior de 80 anos.
- O primeiro atendimento é presencial e as outras duas formas a distância permitindo, portanto, a efetivação do procedimento da mesma forma.
- Em seguida, basta selecionar a opção mais adequada e seguir os demais passos. Vale lembrar que o INSS pode solicitar informações adicionais e comprobatórias para autorizar a prova de vida de outra forma.
Aposentados e Pensionistas têm que realizar prova de vida uma vez a cada 12 meses. A data é definida pelo banco em que recebe o benefício, portanto, varia de banco a banco.
Não é nenhuma regra, mas geralmente a prova de vida pode ser realizada:
- data do aniversário do beneficiário;
- na data de aniversário do benefício (data de concessão);
- um mês antes de vencer o prazo da última prova.
Para evitar filas os segurados são agrupados conforme critério previamente definido, ou seja, organizados em grupos e por datas.
Como saber a data da prova de vida?
Os beneficiários devem se informar diretamente com o banco pagador. Geralmente, os bancos disponibilizam um calendário da prova de vida e fazem comunicados por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos caixas eletrônicos ou sites oficiais.
O que acontece se a prova de vida não for realizada?
Quem não realizar a prova de vida pode ter o benefício (aposentadoria ou pensão) suspenso por tempo determinado ou cancelado.
É possível fazer a prova, mesmo após o prazo, caso o INSS prorrogue da data limite. No entanto, vale ficar atento porque após 6 meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.
No ano passado, milhares de beneficiários perderam o prazo e correram o risco de ficar sem receber.