Em Santo Amaro da Purificação, o Programa Municipal de Controle da Dengue em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos realiza o primeiro mutirão de saúde com foco no combate ao mosquito Aedes Aegypti. No município, onze casos foram notificados, sendo a maioria de residentes da zona rural.
Segundo a coordenadora do programa, Rafaela Dória, o mutirão dá início a sequência de 11 sábados. “Até o momento 11 sábados estão programados priorizando a região onde iniciou o surto. Não podemos chamar de epidemia porque ainda se espalhou em todo o município. Entretanto é um surto que está para a região de Oliveira e a gente está focando naquela área para que não se espalhe até a sede”, pontuou.
O mutirão que tem a finalidade educativa proporcionará que os agentes de endemias conversem com os moradores a fim de alertar, vistoriem a residência e auxiliem no processo de limpeza e eliminação dos focos de água parada. Também haverá uma unidade móvel com vários serviços de saúdes.
Sobre a dengue
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue.
É uma doença potencialmente grave, porque pode evoluir para a dengue hemorrágica a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.