O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Santo Amaro, Moysés Neto falou sobre como acontecerá a Feira do Porto e dos preparativos para o São João da cidade. Segundo ele, ainda não acabou a pandemia, mas se tem todas as evidências, todos os indícios que se está a caminho disso. O primeiro evento que será realizado será a Feira do Porto no dia 14 de abril. “Esse será o primeiro evento que de fato estaremos promovendo no município. Ele é um evento tradicionalismo e acontece em Acupe. Estamos com toda a programação já feita e com tudo alinhado com a Polícia Militar e Polícia Civil”, disse.
Ainda conforme Moyses, a prefeita Alessandra Gomes (PSD) e seu esposo, o ex-prefeito Ricardo Machado, também estarão presente no evento. O secretário disse ainda que, após pedidos de autoridades locais e da comunidade junto com as flexibilizações no estado, qualificou um pouco mais a festa. “Queremos atrair novas pessoas e novos investimentos para o pessoal poder vender”, disse.
A festa terá ainda o cantor e compositor Filipe Escandurras como atração principal. Conforme Moyses, esse foi um pedido da própria comunidade. A pouco tempo o cantor se apresentou na cidade e encheu o local da festa. “A prefeita atendeu ao povo e pediu que contratássemos o Filipe. Vamos ter ainda outras atracões da cidade na mesma noite. Na Sexta-Feira Santa teremos a programação religiosa com a Filarmônica 19 de Março, no sábado (16) vamos ter outras bandas locais e Iago Danadinho. No domingo começamos cedo com mais atracões locais e La Fúria para encerrar a festa. Esperamos todos para abrilhantar a nossa festa”, disse.
São João e outras festas
O secretário ainda falou sobre o São João que também será realizado na cidade. Antes dele, haverá o Bembé, que acontecerá de 11 a 15 de maio. “Nossa Secretaria é muito grande e estamos articulando tudo isso. No futebol estamos vindo de uma vitória contra Saubara de 4×0 e no próximo domingo jogaremos de novo contra o mesmo time. O último jogo é contra Cachoeira”, disse.
No dia 29 de maio haverá ainda um grande evento com as pessoas da Pedro Calmon. “Serão várias ações na cidade, garante Moyses. Nesse evento, vamos inaugurar um marco, que ficará no Rosário. Será uma espécie de monumento mostrando como foi Santo Amaro na Guerra da Independência. Logo após isso teremos em 14 de junho o bicentenário da Ata do 14 de junho, primeiro documento ostensivo que previu a Independência do Brasil.
Depois do 14 de junho virá o São João, que acontecerá dos dias 23 a 26 de junho. Nos dois circuitos, Amparo e Trapiche. Haverá festa ainda em Acupe, Pedras e Oliveira dos Campinhos, os três maiores distritos. “Vai ser o São João bastante interessante, um São João família, em que vamos resgatar as tradições. Vamos ter aquelas questões da casa mais decorada, do casal mais autêntico. Será um São João de resgate”, explica.
O objetivo é fazer com que as famílias permaneçam na cidade e vá gente de fora para o município. Ainda de acordo com o secretário, muitas pessoas tem dito que participarão das festas juninas da cidade. “A nossa ideia é trazermos turistas, visitantes e os moradores de Santo Amaro, aqueles filhos da terra, trazemos de volta para cá para incrementar na nossa economia, reencontrar com seus familiares. Vai ser bastante significativo para nós porque será bem maior e será o primeiro foi o João da nossa gestão”.
Algumas atrações já estão com a data reservada, mas como ainda não foram assinados os contratos, a orientação da prefeita Alessandra é aguardar. “Só vamos divulgar as atrações quando os contratos estiverem assinados”, finalizou.