Apenas 4, dos 417 municípios baianos, possuem uma pasta só para elas
A Prefeitura de Santo Amaro deu mais um passo histórico esta semana. Dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia revelam que a cidade entra para o seleto grupo de apenas 4 municípios, dos 417 da Bahia, que já implantou uma secretaria exclusiva para Mulheres. A lei que cria a nova pasta foi aprovada, segunda-feira (1º) na Câmara de Vereadores por unanimidade dos edis.
“Este foi um dos nossos compromissos de campanha e, hoje, Santo Amaro cria um marco para o recôncavo com a implantação da Secretaria da Mulher que nasce com o propósito de dar toda a assistência necessária que nós precisamos”, comemorou a prefeita Alessandra Gomes.
A pasta será comandada por outra mulher, Flávia Reis, que tem currículo vasto na luta pela igualdade de gênero. “Pretendemos atuar de forma humanizada, construindo políticas públicas, ouvindo a sociedade civil organizada e grupos de mulheres com projetos que promovam a autonomia e atuem no enfrentamento à violências contra mulheres”, afirmou a mais nova secretária.
A Secretaria, que vai funcionar no antigo prédio da Secretaria de Cultura, na Rua Direita, vai oferecer serviços de assistência social, jurídica, e psicológica. O CRAM Zilda Paim, que atenderá mulheres em situação de violências também passará a compor o efetivo da pasta.
“A partir de agora, as mulheres de Santo Amaro estarão sempre amparadas e protegidas e terão um lugar para acolhê-las com dignidade e respeito”, finalizou Alessandra, primeira mulher eleita na história de Santo Amaro para governar a cidade.