A secretária de Saúde do estado da Bahia, Roberta Santana, falou sobre o planejamento que a pasta tem para o Recôncavo Baiano. Segundo Roberta, ainda tem muitas entregas para fazer nas cidades que fazem parte dele. “O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a construção de uma maternidade na região de Amargosa, mas que atende também todo o Recôncavo. É um investimento de mais de R$ 70 milhões”.
Dentro do programa “Mãe Bahia”, diz ainda a secretária, há o fortalecimento de aporte de recursos diretos para os hospitais da região. “Também na parte de ampliação de unidades básicas de saúde (UBSs) e o grande diferencial que vai atingir os 417 municípios que é o cofinanciamento da atenção primária saindo de 1500 equipes de saúde da família para até 5000”, disse.
A secretária ressalta que a grande estratégia do governador é o fortalecimento na área de saúde dos municípios. “Naturalmente, quando eu previno e promovo a saúde tenho menos pessoas na tela da Regulação”, diz.
Cachoeira
Recentemente a secretária esteve na Santa Casa de Cachoeira. Ela disse que tem uma expectativa grande para colocar as UTIs da unidade para funcionar. “Precisamos dessas UTIs na região. Tem uma estrutura montada. O estado colocou a disposição o edital de credenciamento. Tem a burocracia da documentação, das questões das Vigilâncias e com o ar condicionado. Acredito que nos próximos dias a gente vença para que possamos firmar o contrato e colocar aquelas UTIs para funcionar”.
Santo Amaro da Purificação
Sobre Santo Amaro, onde a maternidade da cidade, que as vezes funciona e as vezes não, a secretária afirmou que quem cuida dela é uma instituição filantrópica e com gestão municipal. “Esperamos que ela possa ser contemplada dentro do programa “Mãe Bahia” que visa justamente aportar recursos que fortaleçam a rede materna em nosso estado”, finalizou.