Segundo a Sesab, número de leitos é flutuante e representa quantitativo exato de vagas do dia
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou hoje (6) que, dos 752 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 424 possuem pacientes internados. O índice representa uma taxa de ocupação de 56%. Segundo informações da pasta, no que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 349 leitos exclusivos para o coronavírus, 223 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 64%.
“Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito”, declarou a secretaria.
Ao todo, foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) 23.114 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão utilizado pelo governo identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 5 de maio de 2020. Atualmente, 1.958 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.