Santo Amaro

Audiência pública debate contaminação de chumbo em Santo Amaro

Uma audiência pública realizada em Santo Amaro, debateu um problema que afeta o município desde 1993, a contaminação por chumbo pela empresa Plumbum-Mineração e Metalurgia Ltda (com envolvimento do governo Francês). O evento, organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, cobrou a resolução para o caso e questionou a participação da França com a empresa.

De acordo com o deputado estadual Valmir Santana, que propôs a audiência pública, uma denúncia será levada para as secretarias estaduais de Saúde (Sesab) e Meio Ambiente (Sema) para analisar a indenização dos trabalhadores. “Vamos encaminhar um protocolo de atuação da saúde não só para prevenção em relação à contaminação, mas também para as pessoas que já estão contaminadas. A intenção é articular essa denúncia internacionalmente. Este mês vamos articular um documento para a embaixada da França, porque o governo francês teve envolvimento com a mineradora de Santo Amaro”, alegou.

Conforme afirmou Valmir, em 2014 a empresa foi condenada a pagar indenização mediante comprovação da contaminação, mas o pagamento ainda não foi feito.

O município de Santo Amaro manteve intensa atividade de extração metalúrgica de chumbo entre 1956 e 1993. A Plumbum-Mineração e Metalurgia Ltda produziu entre 11 e 32 mil toneladas de chumbo por ano e gerou um passivo ambiental que vem sendo estudado desde a década de 1970.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: