Mesmo depois do Brasil ter ultrapassado a marca de 50 mil mortos pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender, a reabertura do comércio. Bolsonaro disse que “talvez tenha havido um pouco de exagero” na maneira como a pandemia do novo coronavírus foi tratada.
“A gente apela aqui aos senhores governadores e prefeitos que obviamente com responsabilidade comecem a abrir o comércio. Porque novas informações vêm do mundo todo, vêm da OMS, através dos seus equívocos, que talvez tenha havido um pouco de exagero no trato dessa questão lá atrás”, afirmou o presidente para o canal BandNews, após participar de um evento em Brasília.
“Eu sempre falei. Vida e emprego, uma coisa está completamente atrelada à outra e não podemos, em alguns locais isolados daqui do Brasil, fazer com que o efeito colateral do tratamento da pandemia seja mais danoso que a própria pandemia”, disse Bolsonaro.
De acordo com informações do G1, o Brasil registrou até o início da tarde desta segunda, 50.737 mortes por covid-19.
Antes mesmo da pandemia chegar ao Brasil, o presidente Bolsonaro já dizia que a covid-19 era uma “gripezinha” e que havia “histeria” em torno da doença.
Desde então o presidente rivalizou com governadores quando os estados começaram a adotar medidas de isolamento social e fechamento do comércio, consideradas por autoridades sanitárias, como a OMS, as mais eficazes na contenção do vírus.