Bahia

Candeias, Madre e SFC mantêm comércio fechado

As prefeituras de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde, integradas ao Consórcio Intermunicipal SOMAR, decidiram manter o fechamento das atividades comerciais como medida preventiva contra o coronavírus. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30) pela entidade.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (28), em uma videoconferência realizada entre gestores municipais das cidades e órgãos de saúde que discutiu também a situação econômica e social das cidades afetadas pelas medidas de combate ao Covid-19. Participaram da videoconferência o prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras Ibiapina, e a secretária de Saúde de Madre de Deus, Naiara Cardoso, de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, e de Candeais, Soraia Cabral.

“Nós, gestores municipais, obviamente, estamos sensíveis aos prejuízos que esta situação está acarretando para os comerciantes, ambulantes, enfim, para quase todos os trabalhadores e moradores da cidade. E, dentro do possível, estamos realizando ações de auxílios emergenciais que não resolvem o problema, mas amenizam. Mas, neste momento, optar pela quarentena e isolamento é salvar vidas. Os exemplos internacionais demonstram as catástrofes que ocorreram em locais onde a opção não foi o isolamento social”, afirmou o prefeito de Madre de Deus e presidente da entidade, Jeferson Andrade.

O prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras Ibiapina, comentou a decisão de fechar os centros comerciais não essenciais. “Sabemos que as medidas de confinamento são duras, mas necessárias para evitar a entrada desse vírus em nossa cidade. A nossa região se conecta com as fronteiras, mas também com laços familiares e de amizade entre nosso povo. Continuaremos com o comércio fechado, excetuando as atividades essenciais, e a união dos prefeitos da região é para diminuirmos os impactos econômicos e sobretudo proteger vidas”, ressaltou o prefeito e médico.

A secretária de Saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, explicou que os municípios estão próximos de áreas que confirmaram casos da doença e que as medidas são temporárias e necessárias.

“O COVID-19 está num estágio no Brasil de transmissão comunitária, e nossos municípios estão localizados geograficamente entre Salvador e Feira de Santana, que são cidades onde há casos comprovados de pessoas contaminadas com o novo Coronavírus”, afirmou Eleuzina Falcão.

Segundo o Somar, uma nova será realizada nos próximos dias uma nova reunião virtual entre os gestores para avaliar as ações de combate à pandemia do novo Coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: