Notícias São Francisco Conde

Comunidade franciscana passa a contar com o novo Serviço de Fisioterapia Clínica

Em São Francisco do Conde, nem a forte chuva atrapalhou as entregas de obras no município, nesta segunda-feira, dia 25 de março de 2019. A primeira entrega foi do Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC, um serviço legitimamente franciscano como suas siglas.

Com mais essa obra na área da Saúde, o Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC passou a integrar a rede municipal de saúde oferecendo a comunidade da sede: Pilates de solo e fisioterapias clínica, neurológica, respiratória e ortopédica. Além dos atendimentos na Rua Raimundo Ribeiro, o SFC também presta atendimento a todo região em torno do Caípe de Baixo, atendendo dentro do Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, beneficiando os bairros de: Jabequara, Caípe de Cima, Colmonte, Curupeba, Engenho de Baixo e as ilhas das Fontes e do Paty, além da Muribeca e Ferrolho.

No entanto, o grande diferencial deste serviço é que os pacientes acamados recebem atendimento em domicílio e não precisam se deslocar nem até o Complexo, nem para a sede para garantir o atendimento. Hoje, já são cerca de 180 acamados que recebem cuidados, gerando cerca de 300 atendimentos mensais.

O principal objetivo do serviço é oferecer qualidade de vida e saúde a comunidade. Para isso, o espaço foi reformado com o intuito de se tornar mais acolhedor e resolutivo.

O profissional fisioterapeuta possui um papel fundamental no tratamento e recuperação do paciente acamado, pois a imobilidade do paciente grave torna-o predisposto a alterações que comprometem a sua capacidade física e funcional. Nestes casos, o tratamento deste paciente favorece a sua recuperação e previne contra futuras lesões, prevenindo complicações respiratórias e motoras. Neste contexto, o fisioterapeuta possui um papel de extrema importância no cuidado, reduzindo o risco de complicações clínicas e mortalidade, além de promover a qualidade de vida”, explicou a fisioterapeuta responsável pelo SFC, Rejane Carvalho.

Eu estou muito feliz e satisfeito com a entrega dessa obra que está diretamente ligada à qualidade de vida dos franciscanos, principalmente os idosos. O espaço ficou lindo e a equipe da Secretaria da Saúde está de parabéns por entregar um espaço com tanta qualidade, do jeito que o nosso povo merece”, declarou o prefeito Evandro Almeida durante sua visita. A primeira-dama do município, Iasmin Barbosa, também se mostrou satisfeita com as instalações. “Esse espaço ficou tão bonito e acolhedor que dá vontade de ser atendida aqui”, revelou.

Eu me sinto feliz em saber que hoje entregamos um equipamento de alta qualidade que vai fazer a diferença na vida das pessoas. A equipe de fisioterapia já está atendendo os pacientes acamados e orientando as famílias sobre os cuidados para evitar feridas no corpo, além disso, vamos ter que ampliar o espaço para atendimento no Caípe de Baixo, pois a demanda é crescente naquela região. Nós reestruturamos todo o serviço e com isso vamos atender mais e melhor a população”, frisou a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão.

Após a entrega do novo Serviço de Fisioterapia Clínica, o prefeito Evandro Almeida, o secretário de Governo e vice-prefeito, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, e uma comitiva formada pelos demais secretários, servidores e a comunidade foram conhecer a nova base do SAMU 192, totalmente reformada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: