Notícias Santo Amaro

Evento resgata a cultura da feira em Santo Amaro

O resgate da cultura erudita das feiras livres, motivou a estudante, Vanda Ferreira, a organizar e promover o evento CECULT no mercado, cultura da feira livre na cidade de Santo Amaro. Apresentações lúdicas e musicais resgatam o que de melhor a feirinha tem para oferecer.

Filha de feirantes e criada na feirinha, Vanda Ferreira ao perceber a situação do local, viu a necessidade de intervir e trazer melhorias para as pessoas que ali trabalham.

“Por se tratar de um lugar tão importante para mim vi dentro do mercado uma situação de risco social, prostituição, tráfico de drogas, todas essas questões. Eu me senti na obrigação de fazer alguma coisa para ali, aproximar as pessoas de um lúdico mas também de ampliar a consciência” explica Vanda.

Durante a festividade é realizada a lavagem da feira livre, baianas dançando, charangas tocando e muita animação.

Grandes nomes da cultura baiana como; Mano Goes, Jorge Portugal entre outros, marcaram presença no evento e contribuíram na interatividade com o público.

“Eu busquei trazer pessoas para aprender com a riqueza da cidade, e não tem lugar que você possa aprender mais do que a feira livre, que representa nossa mesa, nosso samba, nossa cultura, toda a representação da cultura de Santo Amaro está ali na feira.”

Crise Cultural.

Indignada com a reestruturação cultural que Santo Amaro vem passando, Vanda, expressa que o evento não é apenas voltado para a feirinha, mas também para mostrar aos cidadãos de Santo Amaro que sua cidade tem uma cultura boa e rica.

“Estamos passando em Santo Amaro uma crise de identidade cultural. As pessoas estão aceitando ser invadidos pela cultura de outros lugares, como se a nossa cultura não fosse grande.”

Informações do Repórter Giliard José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

leia também

%d blogueiros gostam disto: