Feira de Santana tem 2 novos casos de coronavírus e total sobe para 8; Bahia tem 79

Bahia

Feira de Santana confirmou dois novos casos de coronavírus na tarde dessa terça-feira (24) e total sobe para 8, no município, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, os dois novos casos são de dois pacientes residentes em Feira de Santana, que recentemente estiveram em viagem a São Paulo. Os resultados que testaram positivo para coronavírus saíram nesta terça-feira.

Ainda segundo a secretaria municipal, trata-se de um homem de 29 anos de idade e uma mulher, não idosa, cuja idade ainda não foi divulgada. São Paulo é a cidade brasileira com maior número de pessoas infectadas até o momento, onde já existe transmissão comunitária do vírus.

Com esses registros, agora o município soma oito casos de coronavírus. Cinco são “importados” (as pessoas contrairam em viagem no país ou pelo exterior) e três sao locais, a funcionária de uma mulher feirense, que adquiriu o vírus na Itália, foi infectada e transmitiu para o pai e a mãe dela.

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando familiares desses dois novos pacientes e pessoas com as quais eles mantiveram contato desde que retornaram da capital paulista.

Ambos se encontram em situação estável em isolamento domiciliar. A mulher foi a um congresso em São Paulo e no retorno ficou em Salvador, onde apresentou os sintomas e fez os exames.

Bahia

Segundo a secretaria, a Bahia já tem no 79 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 725 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 17h desta terça-feira (24). Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local.

Neste segundo boletim, a Sesab fez uma correção nos dados. Diferente do divulgado anteriormente, o município de Alagoinhas não possui caso confirmado. O paciente reside na capital, mas no momento do preenchimento da ficha de notificação, tinha informado o endereço do local de trabalho. O mesmo ocorreu com uma notificação inicialmente atribuída a Salvador, mas o local de moradia do paciente é Feira de Santana.

Desta forma, os municípios com casos positivos são estes: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (48 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia); e Teixeira de Freitas (1).

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

Com informações da Sesab e da Secretaria Municipal de Saúde 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *