Bahia Educação & Cultura

In Memória a Modais Moreira

Em 1969 surgia na Bahia um grupo chamado “novos baianos” composto por: Moraes Moreira, Galvão, Paulinho, Baby e Pepeu Gomes entre outros.
Em pleno regime militar e com muitas cabeças pensantes exiladas ( Caetano , Gil, Chico, Vandré , Sergio Ricardo que arremessou o violão contra a plateia, alguns forçados e outros voluntários ), esse grupo tinha como ideia dar uma nova roupagem ao movimento tropicália ( musical e não social ; mas com viés político) e trazendo um trabalho com ritmos bem brasileiros tipo o chorinho, samba repicado, marchas carnavalescas , uma bossa nova menos rebuscada na essência , mas com uma consciência poética musical e tbm mostrando o talento instrumental fantástico haja vista o desembaraço do Pepeu Gomes entre outros.
Nesse grupo não tinha um líder ; todos eram pois a vaidade não estava acima de tudo.
Nesse data que perdemos um grande cabeça pensante Moraes Moreira, quero relembrar fragmentos do grupo que me marcaram assim como dizer Moraes Moreira RIP e quiçá quem sabe , surjam outros “novos baianos”!!!!
..o mal é o que sai da boca do homem…vc pode fumar baseado, baseado onde vc acha que pode fazer tudo.. e pode. Mas o mal é o que vc diz…haja vista que o mal nunca entrou pela sua boca e sim pelo que vc disse ou diz e que vai de encontro aos que não aceitam ..
..prefiro uma canção que toca no radio ..mas que toca meu coração e meu cérebro pois é assim que formo minha opinião..
…ah prefiro essa mistura das carnavais onde as pessoas com muito axé saiam do corredor da vitoria até o pelourinho…mas não vejo isso nos dias atuais..
…ficarei eternamente grato com a “preta pretinha” pois continuarei chamando preta pretinha todas as mulheres do mundo , brancas, loiras , pardas miscigenadas ..vcs sempre serão as eternas “pretas pretinhas”
Espero que surjam outros novos baianos, Peupeus , Babys, Moraes e todos bons cabeças pensantes. Estamos precisando disso urgente!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: