Na manhã desta quinta-feira (9/1), a Polícia Civil de Santo Amaro, com apoio de equipes da Polícia Civil das delegacias da região efetuaram operação da prender criminosos.
Na ação participaram políciais de Conceição Jacuípe, Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Conceição da Feira, da 1ª Coordenadorias Regionais do Interior (COORPIN) de Feira de Santana, do CATI/Depin, do Canil da COE, além de guarnições da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e Cipe Litoral Norte, deflagrou operação policial visando o cumprimento de 6 mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão, relacionados a criminosos envolvidos com homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa no bairro do Alto do São Francisco, em Santo Amaro.
A ação, batizada de “Operação Dinastia”, e que envolveu 35 policiais e dois cães, culminou com o cumprimento de mandados de prisão de três criminosos, dentre eles uma mulher, além da apreensão de 15 trouxinhas de uma substância aparentando tratar-se de maconha e dois rádios comunicadores, localizados em um terreno baldio nos fundos da residência de um dos presos.
Segundo o delegado que comandou a ação, Adriano Lobo Moreira, a facção que atua no local é formada, em sua grande maioria, por membros de uma família radicada no bairro há mais de 30 anos. Ao longo dos três últimos anos diversas lideranças já foram presas, as quais vêm sendo substituídas, gradativamente, por outros familiares, à medida que vão atingindo a adolescência e/ou a fase adulta.