Brasil

SERÁ QUE OS BRASILEIROS SABEM DE VERDADE QUEM FOI PAULO FREIRE ?

Paulo Freire pedagogo educador nascido em Pernambuco é o atual pai da metodologia de ensino no Brasil.

Charles Lubock pedagogo educador missionário protestante americano que foi enviado às Filipinas na década de 10, desenvolveu um sistema de ensino naquele país e em trinta anos conseguiu alfabetizar 65% da população e por mérito é aclamado como o Grande Mestre da educação por lá.
O sucesso foi tão estrondoso que, em 1943, o presidente Getúlio Vargas, o convidou para desenvolver uma metodologia pois, em cada 4 brasileiros, 3 eram analfabetos.

Nesse mesmo ano, Freire, sabedor do sucesso do americano, resolveu aplicar o mesmo sistema de ensino adotando uma cartilha por coincidência (se podemos assim dizer) com a mesma linha de pensamento, mas mudando alguns conceitos e inclusive implantando a ideia do conhecimento relativo que entre outras palavras significa que o aluno deve ser galgado a uma nova graduação mesmo sem estar definitivamente preparado .
Paulo Freire, por ser um defensor das ideias marxistas, foi galgado durante o governo com viés comunista de João Goulart em 1961 que com a ajuda União Soviética tentou implantar uma ditadura comunista, a uma espécie de ministro da educação onde desenvolveu temporariamente sua teoria doutrinadora e sendo interrompida em 1964 pelo regime militar.
Durante a gestão tucana 1994/2002, a metodologia relativista de ensino do Paulo Freire passou a ser usada e foi perpetuada durante a gestão petista e o resultado é o que temos hoje uma doutrinação e ensino de baixíssima qualidade . Alunos de um modo geral, inclusive de terceiro grau, que não conseguem ler ou interpretar um texto quiçá sobre matemática, física entre outras ciências. Já as cabeças pensantes (maioria), foram formadas até no máximo metade da década de 90.
?

Professor Everaldo de Acupe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: