Trump decide suspender verba para a OMS

Mundo Saúde

Averba que os Estados Unidos destinavam à Organização Mundial de Saúde (OMS) será suspensa, segundo o presidente norte-americano Donald Trump. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14). Trump acusa a instituição de enfrentar de forma inadequada a pandemia de coronavírus.

Na semana passada, o presidente já tinha ameaçado a instituição com o corte na verba, alegando que a OMS deveria “ter avisado antes” sobre o risco da Covid-19. Ele também já tinha reclamado que a organização dava muita atenção à China.

“Hoje estou instruindo minha administração a interromper o financiamento da OMS enquanto uma revisão é conduzida para avaliar seu papel (da OMS) na severa má administração e no encobrimento da disseminação do coronavírus”, avisou Trump nesta terça-feira. Segundo ele, a organização tem problemas “do tipo que ninguém acreditaria”.

O presidente contou que, em dezembro de 2019, a OMS não acreditou na gravidade do coronavírus, mesmo já tendo “informações críveis” de que a doença seria facilmente transmissível. “Tantas mortes foram causadas por seus erros”, acrescentou.

“Por enquanto, redirecionaremos a saúde global e trabalharemos diretamente com outras pessoas. Toda a ajuda que enviarmos será discutida em cartas muito, muito poderosas e com grupos muito poderosos e influentes e grupos inteligentes”, avisou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *