UFRB desenvolve máscara de proteção contra CoVid-19 para profissionais de saúde

Bahia

A Universidade Federal do Recôncavo-UFRB por meio de uma parceria entre outras universidades  está desenvolvendo um modelo de máscara de proteção individual para profissionais da saúde se protegerem contra o novo Coronavírus.

O projeto colaborativo intitulado Face Shield for Life 3D tem como objetivo o desenvolvimento de protetores faciais para profissionais de saúde que estão trabalhando no combate ao novo coronavírus, visando reduzir os riscos de exposição e garantir o aumento da capacidade de atendimento.

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) para a face é produzido a partir da tecnologia de impressora 3D. Além de proteger, o acessório de material em acetato, tem a função de aumentar a vida útil das máscaras cirúrgicas e de proteção N95, recomendadas pelo Ministério da Saúde. As impressoras 3D, também utilizadas na Itália para produção de materiais que auxiliem o sistema de saúde, são máquinas primordiais para imprimir, por meio de tecnologia tridimensional, e criar próteses, peças decorativas e os próprios protetores faciais.

Na UFRB a força-tarefa é supervisionada pelos docentes Nilmar de Souza, Renata Mota, e Karina Kode. O projeto conta com a participação de pelo menos quatro estudantes do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

Ainda nesta semana, a equipe pretende entregar, de forma gratuita, os 25 mil primeiros protetores faciais nas Unidades Hospitalares em Feira de Santana e até 175 mil protetores para outros hospitais da Bahia em parceria com indústrias da região.

Os insumos para a fabricação estão sendo adquiridos via doação voluntária, por meio de uma “vaquinha virtual”. Os interessados em colaborar com a iniciativa podem realizar doações através do site vaka.me/956493.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *