Foi no final da década, exatamente no dia 29 de outubro de 1939, quando um grupo de notáveis comerciantes de Santo Amaro da Purificação, liderado pelo saudoso Isaías Castro, reuniu-se na casa 118, na antiga rua do Amparo com o propósito de criar uma entidade com legitimidade para defender e representar a atividade comercial, que na época se notabilizava como a mais forte de todo o recôncavo.
Naquela noite memorável nascia a Associação do Comércio do município de Santo Amaro que após cinco anos, em 1944, o nome da entidade foi alterado para Sindicato do Comércio Varejista de Bens e Serviços de Santo Amaro.
É o primeiro Sindicato do Comércio do interior do Estado da Bahia.
A representatividade do Sindicato foi tão destacada que defendeu também, os interesses de outros municípios a exemplo de; Terra Nova, Teodoro Sampaio, Amélia Rodrigues e Feira de Santana, isso mesmo, o nosso sindicato representou e defendeu o comércio da princesa do sertão por algumas décadas.
Nesse dia tão especial agradecemos à Deus, aos valorosos empresários que fundaram essa importante entidade, e aos atuais colaboradores que nos ajudam a mantê-la.
Viva, Santo Amaro!
Parabéns ao Sindicom pelos seus 80 anos de representatividade.
José Roberto Rocha- presidente e toda diretoria