Município baiano registra paciente com suspeita de Coronavírus

Bahia

Um idoso com suposta infecção pelo vírus “2019-nCov” foi atendido no município de Jacaraci (1.242 km² de Salvador) e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. A suspeita é que ele esteja infectado por Coronavírus, segundo a nota divulgada na página do município, a vítima é “japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o voo que o trouxe para o Brasil”.

O homem chegou do Japão no sábado (25) com quadro de sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. No comunicado, a prefeitura afirmou que essa foi a razão para emitir uma notificação epidemiológica. “Todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da OMS – Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município”.

De acordo com o prefeito em entrevista a um site de notícias, o paciente foi transferido para Salvador, às 02h, desta quarta-feira (29), para o Hospital Couto Maia, no bairro de Cajazeiras. Informações obtidas pela reportagem, o homem será submetido a exames para definição do diagnóstico, inclusive, caso dê negativa à gripe, a ocorrência será enquadrada como suspeita de Coronavírus, até o momento não pode ser considerado suspeita do agravo, conforme se posicionou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

O órgão ressaltou que está sendo investigado, mas que até o momento, não se enquadra nos critérios do Ministério da Saúde e do Protocolo Internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), ele está sendo enquadrado suspeito um caso de Síndrome Aguda Respiratória Grave, conforme os parâmetros de uma ocorrência recente do Paraná, que na verdade, se tratou de Influenza B.

Uma reunião da alta cúpula do órgão com o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas vai ocorrer na manhã desta quarta-feira (29) para atualizar o cenário epidemiológico da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *