Notícias São Francisco Conde

Pacientes de São Francisco do Conde e seus familiares realizaram visita ao Instituto de Nefrologia do Recôncavo

Pacientes de São Francisco do Conde e seus familiares realizaram visita ao Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE

Pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves e seus familiares, moradores de São Francisco do Conde, tiveram uma tarde diferente, nesta sexta-feira, dia 26 de julho de 2019, pois a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde – SESAU, levou 24 desses pacientes atendidos pelo Tratamento Fora do Domicílio – TFD, a cidade de Santo Amaro com o objetivo de conhecer as instalações do Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE.

Hoje, São Francisco do Conde atende com transporte e Tratamento Fora do Domicílio (TFD) a 31 pacientes renais, que são levados três vezes por semana para processo de hemodiálise em cidades circunvizinhas

“Fizemos o convite para que os pacientes viessem conhecer o INERE e esse convite foi bem aceito. Todos que vieram saíram satisfeitos. Vamos trazer o aqueles que não puderam vir hoje no inicio do mês de agosto, para conhecer o espaço, a equipe e tirar suas próprias conclusões”, salientou Elivânia Ferreira, assistente social e coordenadora do TFD no município.

O objetivo da visita é que, de maneira gradativa, esses pacientes sejam transferidos para o INERE, com a grande vantagem de ficarem mais perto de casa.

“Eu vejo esse projeto com muita alegria, pois além de melhorar a qualidade de vida de quem já tinha o tratamento assegurado, estamos garantindo que se um novo paciente precisar de diálise, ele vai passar muito pouco tempo no hospital”, revelou a secretária de Saúde da município, Eleuzina Falcão, emocionada.

No local, pacientes e familiares tiraram dúvidas, andaram pelas instalações, conheceram as máquinas, reservatório de água, auditório, espaço para atividades ao ar livre, consultórios e toda a estrutura e projeto de funcionamento do INERE.

O acolhimento foi realizado pela assistente social, Jane Rocha Santana e pelo médico nefrologista do INERE, Dr. Antônio Alexandre Barbosa.

“A nossa intenção com essas visitas antes de iniciar o serviço é mostrar que, muito além de uma clínica para hemodiálise, somos uma família, queremos que o paciente conheça o equipamento e se sinta seguro, com profissionais capacitados e experientes”, salientou o Diretor médico, Dr. Alexandre.

Ao final da visita, os pacientes de São Francisco do Conde deram sua opinião sobre o novo espaço: “No início, eu não gostei da ideia de mudança, pois já estava acostumada com o local, mas quando conheci o INERE percebi que a distancia é muito melhor para nós e que essa clínica é muito aconchegante, explicou Leidiane Glória dos Santos, que faz diálise há cerca de um ano e meio.

“A minha qualidade de vida vai ser melhor vindo fazer meu tratamento aqui, eu vou sair mais tarde e chegar mais cedo em casa. Além disso, aqui tem bons equipamentos e um serviço novinho”, revelou Francisco Santana, que faz tratamento há 04 anos.

“Eu estava com muita curiosidade de conhecer a clínica. Vim ver com meus próprios olhos hoje e gostei do que vi! A clínica é bonita, nova e agora não vamos mais nos deslocar do bairro do Socorro até Lauro de Freitas toda semana. Estamos mais perto de casa. Deus abençoe e que dê tudo certo”, falou Maria da Glória dos Santos, mãe e acompanhante de Leidiane.

Através de uma parceria entre o Governo do Estado, 06 municípios do Recôncavo Baiano e a iniciativa privada, a Prefeitura de Santo Amaro inaugurou no dia 12 de abril de 2019, o Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE, que atenderá os moradores do município santo-amarense, bem como as cidades de São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara. Com esse novo equipamento de saúde pública a região ganha relevância no tratamento dos pacientes que sofrem de insuficiência renal.

“É muito bom ver no semblante das pessoas que vieram conhecer a clínica que eles entenderam que a qualidade de vida deles vai melhorar. Só quem sabe as dificuldades que essas pessoas enfrentam sabe dar valor a esse empreendimento”, frisou a secretária Eleuzina Falcão ao final da visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: