Notícias São Francisco Conde

Prefeitura de SFC reúne com representantes do IBGE da Bahia e do Rio de Janeiro

Com objetivo de definir o rumo certo para uso da Casa de Mário Augusto Teixeira de Freitas, situada em São Francisco do Conde, representantes da Prefeitura Municipal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos estados da Bahia e do Rio de Janeiro, estão reunidos nesse momento no Gabinete do prefeito Evandro Almeida.

O intuito é adequar a casa para que a mesma funcione como Centro de Cultura, Museu e Base do IBGE em São Francisco do Conde, já que Mário Augusto, fundador da instituição, matemático e grande educador, era franciscano de nascimento.

Entre as definições ficou estabelecido que o IBGE do Rio de Janeiro ficará responsável por junto aos seus arquitetos fazer um projeto com as adequações que são necessárias para o funcionamento do local contemplando sala de acervo, espaço de sarau, salão para exposições culturais de artistas locais, cyber café e espaço para realização de trabalho de base de dados do IBGE. O projeto será encaminhado para que a Prefeitura execute as adequações e entregue a casa pronta para funcionamento.

A casa, que fica em frente ao Convento de Santo Antônio, será parte integrante do Centro Histórico e Cultural de São Francisco do Conde para receber visitantes e turistas.

Participam do diálogo e grupo de trabalho os secretários municipais Osman Ramos (Cultura); Ússula Flávia (Turismo); Amarildo Guedes (Serviços Públicos); Cristina Marques (Gabinete) e Vanessa Dantas (Comunicação); além de técnicos representantes das secretarias de Infraestrutura e Projetos Estratégicos.

Já do IBGE, estiveram presentes os técnicos da Bahia: André Urpia, Anderson Sampaio, Arthur Ferreira e Mariana Viveiros; e da sede do Rio de Janeiro: Luciano Malavoto, Fernando Abrantes e Waldir Fortunato.

_”Queremos que essa casa seja um espaço de integração cultural e educacional do nosso município. Vamos fortalecer nossa educação de base e estender a parceria também com nossa universidade, a Unilab. A manutenção da nossa história é também uma ferramenta de gestão fundamental para nós_”, afirma o prefeito Evandro Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: