Notícias São Francisco Conde

SEDUC participa do I Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul através de sua gerência de Educação Ambiental

Aconteceu no CIMATEC, em Salvador, nos dias 14 e 15 de agosto, o I Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul, do qual participou a Secretaria Municipal da Educação de São Francisco do Conde – SEDUC, representada pela gerência de Educação Ambiental. O evento é fruto de uma parceria do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), com o The Air Centre.

O Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center)é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, que tem por finalidade apoio a ciência e a pesquisa para a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros e para o benefício de todas as pessoas que vivem em torno do Oceano Atlântico. Além de preservar o meio ambiente, a rede também se preocupa com a economia azul e a inclusão socioeconômica das populações sob influência do Oceano Atlântico. O AIR Center- Salvador foi inaugurado na última sexta-feira (16), na sede do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Tal acontecimento irá ampliar as oportunidades de estudo por intercâmbio e troca de informações entre as sedes do centro de pesquisa.

A respeito da Economia Azul, ela é um modelo de desenvolvimento que propõe mudanças estruturais na economia, baseado no funcionamento dos ecossistemas. A ideia é transformar problemas em oportunidades para criar eventuais soluções para a saúde humana, meio ambiente e a economia local. Este tipo de economia pode ser baseado no uso inteligente e aproveitamento total dos recursos naturais e no funcionamento dos ecossistemas sem prejudicá-los. As soluções propostas pela economia azul não geram consequências indesejadas.

Para as técnicas da Gerência de Educação Ambiental, Angélica Paixão e Joisilene de Jesus, “a participação no Fórum proporcionou ampliação de embasamento teórico sobre o tema, subsídios para ações educativas de cunho ambiental desenvolvidas na SEDUC e na Sala Verde, acesso a diversos materiais educativos inovadores e  articulações com instituições empresariais e acadêmicas que atuam na área ambiental”.

A SEMA e o INEMA são responsáveis pela elaboração da Política de Gerenciamento Costeiro do Estado da Bahia e têm como  missão, compatibilizar o desenvolvimento econômico com a manutenção e melhoria da qualidade ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

leia também

%d blogueiros gostam disto: